domingo, 23 de maio de 2010

Savatage , Still the Orchestra Plays Greatest Hits




O início
Inicialmente sob o nome Metropolis e, logo depois, em 1983, Avatar, a banda passou a chamar-se Savatage devido a problemas judiciais, logo após o lançamento do primeiro single denominado City Beneath The Surface, e pouco antes de lançar o primeiro álbum, batizado de Sirens em 1983. No ano seguinte, lançaram Dungeons Are Calling e assinaram com a Atlantic Records. Em 1985 a banda lança Power of The Night, e sai em turnê pela primeira vez. Em 1986 Keith Collins deixa a banda e Johnny Lee Middleton assume a condição de baixista. Produzem e lançam o álbum Fight for the Rock, e também viajam para a Europa em turnê abrindo os shows da banda Motorhead.

O sucesso
Hall of the Mountain King é lançado em 1987, contendo a primeira sinfonia instrumental do Savatage chamada Prelude To Madness. Neste mesmo ano, a banda grava o seu primeiro videoclipe para a música Hall of The Mountain King. No ano de 1988 o Savatage sai em turnê pelos Estados Unidos ao lado das bandas Dio e Megadeth, e o guitarrista Chris Caffery é contratado pela banda. 1989 é o ano de lançamento do álbum Gutter Ballet, primeiro álbum do Savatage com dois guitarristas. Em 1990 partem para uma turnê mundial ao lado das bandas King Diamond e Testament, ao final da qual Chris Caffery abandona a banda. Em 1991 a banda lança o seu primeiro álbum conceitual, o magnífico Streets.

Depois de Criss
Em 1992 a banda passa a contar com um novo vocalista, Zachary Stevens. 1993 é um ano trágico para o Savatage. Após uma turnê mundial e o lançamento de um dos melhores álbuns da história do metal, o chamado Edge of Thorns, um episódio fatídico abala aos membros e aos fãns da banda: morre um dos membros fundadores do grupo em um acidente de trânsito, o guitarrista Criss Oliva.[3] Mesmo muito abalado pela morte do irmão, Jon Oliva decide continuar na banda pois julga que seria a melhor maneira de manter viva a lembrança do fantástico guitarrista Criss Oliva. O Savatage lança então o álbum Handful of Rain, em 1994. O baterista Wacholz abandona o Savatage e é substituído por Jeff Plate. Com as participações de Stevens no vocal, Alex Skolnick na guitarra e do novo baterista Jeff Plate, a banda parte rumo ao Japão para apresentar-se. Em 1995 Alex Skolnick abandona o grupo. Caffery retorna ao Savatage para substituí-lo, ao lado do guitarrista Al Pitrelli que é também contratado. Novamente com dois guitarristas, o Savatage grava o seu segundo álbum conceitual, Dead Winter Dead, em 1995. No ano de 1996 o grupo sai em turnê pela Europa e pelo Japão, e ao retornar grava o primeiro àlbum do Trans-Siberian Orchestra, batizado de Christmas Eve & Other Stories. Este álbum recebe um disco de ouro em 1997, ano em que o Savatage lança The Wake of Magellan na Europa. Em 1998 The Wake of Magellan é lançado nos Estados Unidos, e o Savatage sai em turnê pelas Américas do Norte e do Sul, além da Europa. Em 1999 o grupo produz Beethoven's Last Night, que é lançado no ano seguinte pela Trans-Siberian Orchestra. No ano de 2001, Al Pitrelli (que foi tocar no Megadeth, no lugar de Marty Friedman) e Zachary Stevens (que montou seu projeto solo Circle II Circle) deixam a banda, que volta a ser um quarteto. Na nova formação a banda lança Poets and Madmen, com Jonh Oliva como vocalista, Chris Caffery e Jack Frost (músico na turnê) nas guitarras. Após 2002 a formação da banda tornou a contar com Al Pitrelli,após a saída de Jack Frost. A banda ficou conhecida por gravar muitos álbuns conceituais. Eles foram conhecidos como uma banda de metal progressivo, mas suas origens poderiam ser atribuídas a heavy metal ou power metal, como expressado por seu álbum, Sirens. A banda está inativa desde o lançamento de seu último álbum em 2001 e não se apresentou ao vivo desde 2002. Apenas em 2006, Jon Oliva deu a enteder que o Savatage estaria "paralisado" indefinidamente até que todos os integrantes tivessem tempo de comporem ou entrarem em turnê novamente.
agora em 2010 foi lançado Orchestra Plays Greatest Hits album duplo e ao vivo

fonte wikipédia

Nenhum comentário: